Mas que blog?

100% das pessoas que escrevem neste blog têm problemas psicologicos graves, e essas pessoas são estudantes de medicina (é triste, não é?) Tenham pena de nós e não nos processem por abusarmos da sorte.. Obrigado

domingo, março 27, 2005

Truman Show

Para quem não conhece o conceito, The Truman Show é um filme peculiar: Conta a historia de um senhor (por estranho que pareça, chamado Truman) que faz parte de um programa de televisão sobre a sua vida, e onde ele é o centro das atenções.
O mais curioso nesta historia é que podia-se aplicar a qualquer pessoa. Ainda estou para encontrar alguém que nunca tenha, num qualquer momento da vida, pensado que vive num mundo seu, no qual é o centro das atenções e crendo que todos os outros existem apenas em função dele. Este "sentimento de si" é, possivelmente, uma das primeiras provas de consciência e individualidade mas é perigoso quando se torna abusivo.
O caso mais flagrante é o de José Mourinho. José Mourinho acha que nasceu com um Dom, e é tão convincente que faz com que os outros acreditem mesmo nisso e se sintam mais confiantes por estarem a jogar sob orientação de um "messias". Outro caso flagrante é o do sr. que faz hoje dois mil e tal anos que foi crucificado porque acreditava que era o filho de Deus..

É claro que quem não aguenta a pedalada de uma vida sobrenatural acaba no fundo do poço, seja porque a inveja alheia o remete ao desprezo e abandono, seja porque um dia cai em si e vê que na realidade a sua sobrenaturalidade não é mais que uma fé exagerada em si próprio..

Quem tem fé pode sempre dizer que Deus não gosta de concorrência.