Um pouco de português
A origem desta palavra permanece desconhecida para os investigadores, embora teorias e estudos tenham vindo a sugerir origens de uma versão dismorfa da palavra “The” do inglês actual. Embora “duh” tenha um significado muito diferente, manuscritos encontrados têm vindo cada vez mais a sustentar esta teoria.
Outros estudos apontam que o uso exagerado por parte de uma figura muito importante do século XX de uma palavra semelhante (“dooh”) esteja na base da expressão actual. Fala-se cada vez mais que esta figura possa ser Homer Simpson que a utilizava como interjeição representando uma queixa/grito de estupidez.
Um estudo publicado na revista “Scientific American” aponta que quase 70% dos inqueridos refiram o uso desta expressão mesmo não sabendo a sua origem.
Estima-se que a prevalência desta expressão em Portugal esteja cerca dos 20-30%, e que a incidência anual esteja a aumentar.
Embora o desconhecimento por parte de dos utilizadores da origem da expressão ronde os 90%, o facto de ser socialmente aceite e de não implicar qualquer tipo de imoralidade explica a maior parte dos casos estudados em que a utilização é frequente.
Cientistas internacionais tentam classificar os diferentes tipos de uso da expressão “Duh!”, embora ainda não se tenha ainda chegado a qualquer sintonia.
Recentes publicações da WHO (World Health Organization – Organização Mundial de Saúde) explicam a expressão “duh” da seguinte maneira:
“Palavra de etiologia desconhecida e de significado, desconhecido sem qualquer alteração genética de base comprovada.
Apresenta uma evolução benigna e encontra-se mais frequentemente em indivíduos de qualquer raça, de um grupo etário mais baixo (10-30 anos) e que apreciam o uso de expressões estúpidas. Encontra-se frequentemente associada ao uso de outras expressões igualmente estúpidas como “dass”, “com a breca”, "fónix" e "tipo" e à utilização de um tipo de escrita recentemente descoberta caracterizada pelo ‘UsO aLtErNaDo De LeTrAs MaIúScUlAs E mInÚsCuLaS’ embora a relação entre estas variáveis ainda não se encontre comprovada.
O prognóstico é considerado reservado uma vez que o uso frequente desta expressão pode levar ao progressivo atrofio encefálico do indivíduo e de todos aqueles que o rodeiam. É aconselhado a não utilização desta expressão uma vez que pode levar ao afastamento social do individuo e à sua marginalização, sendo importante que a sua utilização pode ter efeitos adversos em terceiros tais como náuseas, vómitos e incontinência dos esfíncteres”
Para aqueles interessados em saber mais sobre o "Duh", deixem-se disso, não vão por aí
17 Comments:
At domingo, julho 17, 2005 4:07:00 da tarde, gomas said…
Ou seja, DUH é a unica palavra realmente democrática?
At domingo, julho 17, 2005 5:57:00 da tarde, Mellitus said…
É uma palavra k demonstra a globalização... da estupidez...
At domingo, julho 17, 2005 7:39:00 da tarde, Martika said…
És doente...lol...descrição da OMS...lolol...ai ai, que isto nunca mais acaba!
At segunda-feira, julho 18, 2005 12:20:00 da tarde, Ricardo Fonseca said…
Eu sofro de alergia a essa expressão...
Não sei se sabem, mas eu dou professor e como é obvio dou aulas, e acreditem que das primeiras coisas que disse aos alunos aquando da apresentação foi que a utilização desmedida dessa intergeição seria punida com falta, sem poderem sair do local da aula...
Claro que logo um engraçadinho sai-se com um "valente" DUH. Limitei-me a olhar pra ele, perguntar-lhe o seu número e marquei-lhe a prometida falta...
Acho que escuso dizer que foi remédio santo, tive um ano sem DUH'S, sem umas castadas educativas a dar, e poupei cerca de 1/4 da caneta por não ter marcado tantas faltas...
At terça-feira, julho 19, 2005 9:31:00 da manhã, Simões said…
Não pude deixar de tomar atenção a este estudo científico abertamente explorado pelo meu caro companheiro.
Como futuro profissional de saúde, deixa-me profundamente chocado o facto de não se estarem a reunir esforços para combater esta doença neuro-degenerativa, só comparável à esclerose múltipla ou ao Alzheimer.
Deixo a minha preocupação e o meu apoio em todas as futuras acções de solidariedade para com os enfermos de sindrome de "Duh"
At terça-feira, julho 19, 2005 1:25:00 da tarde, Mellitus said…
Caros companheiros, tendo em conta tudo o que "Duh" implica actualmente na sociedade portuguesa e mundial, venho aqui propor a realização de um evento ao nível do Live 8, de modo a que consigamos fundar a SPAD (Sociedade Portuguesa de Anti-Duh) e com os meios necessários consigamos definitivamente irradicar este flagelo da sociedade contemporanea
At terça-feira, julho 19, 2005 3:44:00 da tarde, gomas said…
duh!!!
(bastante previsivel, n?)
At terça-feira, julho 19, 2005 4:38:00 da tarde, Mellitus said…
Tb acho k as pessoas que têm alcunhas com nomes de substâncias com elevado conteúdo de glicose, deviam ser sodomizadas por indivíduos de raça assim mais eescurita, pra n terem a mania k são espertos
At terça-feira, julho 19, 2005 4:44:00 da tarde, Mellitus said…
És activista de uma frente terrorista?
Desde pekenino k curtes mandar abaixo os castelos k os outros meninos do ocidente constroiem?
És a favor da legalização da estupidez anarquica?
Atão junta-t ao P.E.N.I.S. (Partido da Esquerda Nacionalista Internacional Socialista)
At terça-feira, julho 19, 2005 4:46:00 da tarde, Mellitus said…
G.O.M.A.S. = Gosto de Omes Masculos Atletas e Sexies
At terça-feira, julho 19, 2005 4:48:00 da tarde, gomas said…
isso é tudo inveja?
At terça-feira, julho 19, 2005 4:52:00 da tarde, Mellitus said…
Não é chama-se adequamento literário das alcunhas às pessoas que as austentam!
At terça-feira, julho 19, 2005 4:54:00 da tarde, gomas said…
va, tabem, leva la a bicicleta
At terça-feira, julho 19, 2005 4:56:00 da tarde, Mellitus said…
Com esta brincadeira até pareçe k bué ppl veio ler isto! 14 entradas... record... é pena k fossemos só nós os dois case!
At quinta-feira, julho 21, 2005 2:22:00 da tarde, Anónimo said…
Esses dois gajos, pah k escrevem este blog era cortá-los e assá-los e comer acompanhado por umas batatinhas assadas...
Um c nome d doce e outro c nome de doença, devem ter a mania!!
At sábado, julho 23, 2005 2:49:00 da tarde, Anónimo said…
bom texto. posso sugerir outros estudos? por exemplo acerca da palavra cuaralho?ou será quaralho?
At quinta-feira, julho 28, 2005 3:43:00 da manhã, gomas said…
oh anonimo do cuaralho, quando puseres coments potencialmente polemicos avisa!!! É q n tens noção do filme q tem sido tentar descobrir quem tu és!!!
P.S. - Está já na calha 1 poste sobre puites, cuaralhes, mehcks e madeirenses em geral!! Confiança!
Enviar um comentário
<< Home